O Laudo das Instalações e Perícias Elétricas, é um serviço comumente pedido para edificações e estabelecimentos antigos que necessitam assegurar suas instalações elétricas e garantir que não haja risco de acidentes e incêndios.
É particularmente recomendado para edificações antigas, tais como indústrias, condomínios e edifícios comerciais que apresentem relatos de acidentes (como curtos e choques), além de inconformidades nas instalações elétricas conforme a NR10, NBR5410 e outras.
Risco de choque elétrico com vítimas;
Risco de curto circuito que pode causar incêndio;
Fuga de corrente resultando em consumo elevado;
Banco de capacitores mal dimensionados resultando em multa na energia reativa;
Não atendimento as normas técnicas;
Não atendimento as legislações municipais.
Para a emissão do laudo é feita uma vistoria, na qual são coletadas diversas informações através de testes e ensaios. A partir daí, são pontuados os problemas e inadequações encontrados, para que seja possível solucionar os problemas de forma objetiva. Esse serviço, em particular, costuma exigir um alto nível de conhecimento do profissional.
Não só o conhecimento das normas atualmente vigentes, mas também a experiência em reconhecer metodologias e equipamentos antigos, para conseguir sugerir substitutos válidos e seguros, que não só resolvam o problema, mas também melhores o rendimento das instalações elétricas da edificação.
Após compilar as informações que foram compiladas para elaboração do laudo técnico, são calculados os riscos presentes na edificação. Esses riscos são qualificados e categorizados por prioridades, de acordo com o nível de risco que oferecem, ou então de acordo com a importância daquele ponto para o resultado final geral.