Laudo de

SPDA

O que é, e para que serve?

O SPDA é um Sistema de Proteção contra Descarga Atmosféricas (para-raio), como é denominado. E tem como principal objetivo proteger as edificações, empresas, indústrias, equipamentos e pessoas contra os efeitos nocivos das descargas atmosféricas.

– Serve para proteção das estruturas das edificações devido a correntes e tensões elevadas oriundas de uma descarga atmosférica com duração de micro segundos, proteção dos equipamentos dos efeitos eletromagnéticos que essa descarga gera, que podem queimar ou danificar centrais telefônicas, data center, centrais de controle…., proteção das pessoas e animais a efeitos a descargas diretas ou tensão de passo e de toque.

Como é composto?

É possível recuperar grande parcela do ICMS pago na fatura, ao se fazer uma análise detalhada de todas as etapas do processo de industrialização, que ocorre durante a emissão do laudo. As indústrias estão economizando cerca de até 27% nas tarifas de energia elétrica com o laudo para crédito de ICMS.

Um SPDA é composto por um subsistema de captação, subsistema de descida e um subsistema de aterramento que são instalados na estrutura do ponto mais alto até o solo formando um sistema de proteção equipotencializado com a terra.

Um SPDA é composto por um subsistema de captação, subsistema de descida e um subsistema de aterramento que são instalados na estrutura do ponto mais alto até o solo formando um sistema de proteção equipotencializado com a terra.

O SPDA é uma obrigatoriedade das edificações e estruturas com altura superior a 10 metros, regidas por leis estaduais e normas da ABNT( Associação Brasileira de Normas técnicas): NBR 5419/15, NR10 e AVCB do Corpo de Bombeiros.

O termo SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), dividi a sua importância com uma área específica de proteção: MPS – medidas de proteção contra surtos.

Na norma nova de 2015 o SPDA e MPS constituem um conceito mais abrangente denominado PDA (proteção contra descargas atmosféricas), um sistema completo de proteção. Porém existe uma distinção das proteções externa e interna. O SPDA continua tratando da proteção contra danos físicos à estrutura e risco à vida. As MPS, por sua vez, são voltadas à proteção dos sistemas elétricos e eletrônicos instalados na estrutura a ser protegida.

Na NBR 5419/15, efetua-se mais cálculos e detalhamentos da estrutura afim e as estruturas vizinhas, linhas de energia e telecomunicações ligadas a ela.
Esses parâmetros de proteção não são mais considerados dados de saída e sim dados de entrada na avaliação dos valores de risco toleráveis.

Para contratar nossos serviços de Análise Elétrica é só entrar em contato conosco e solicitar um orçamento!

Solicite um orçamento